top of page

Transição da Serpente de Madeira (2025) para o Cavalo de Fogo (2026) no Horóscopo Chinês

  • Foto do escritor: Fernanda Bienhachewski
    Fernanda Bienhachewski
  • 27 de nov. de 2025
  • 3 min de leitura


O ano de 2025 foi marcado pela influência da Serpente de Madeira, um período que, por natureza, nos convidou ao recolhimento e a uma introspecção estratégica. A Serpente, um signo de energia Yin, ao compartilhar a vibração da Madeira, demandou de nós um mergulho profundo no nosso mundo interior para que pudesse ocorrer uma verdadeira transformação. Este processo não foi impulsivo ou dinâmico, mas sim lento e intencional, como a Serpente se esgueirando silenciosamente entre as árvores. A lição central deste ano foi o processo de "troca de pele", no qual a serpente passa por uma liberação e renovação profunda. Padrões, crenças e hábitos antigos precisaram ser conscientemente abandonados, e as ilusões que ofuscavam a nossa verdadeira visão foram paulatinamente dissolvidas.


Este ciclo exigiu de nós muita sabedoria intuitiva e uma capacidade de observação aguçada, demandando maior discrição e percepção daquilo que estava além da superfície. A natureza do elemento da Madeira atingiu nossas raízes profundas e exigiu que nosso crescimento interno fosse nutrido nas nossas próprias sombras, longe do palco da vida externa, priorizando nosso desenvolvimento íntimo e não social.


Para navegar neste ciclo de introspecção e crescimento, a palavra-chave do ano de 2025 foi flexibilidade. Em muitos momentos, precisamos, ao longo desse período, conscientemente soltar nossa rigidez para cultivar uma vida melhor. A serpente nos exigiu equilíbrio e uma maior devoção ao que realmente importa, voltando nosso foco e compromisso para aquilo que é essencial para nós.


Mesmo diante do desconforto intermitente que acompanha qualquer processo de mudança — especialmente aqueles que envolvem o desprendimento de velhas formas —, este ano foi vital para nos ensinar a garantir que nossa fundação emocional e física estivesse fortalecida. Este fortalecimento garantiu a resiliência necessária para o próximo ciclo. Em 2025, compreendemos que o real senso de pertencimento emerge a partir do momento em que abraçamos a autodescoberta profunda, aquela nos leva a atravessar nossos medos e receios e a abraçar o poder transformador do mergulho interior.


No entanto, o movimento de recolhimento da Serpente será drasticamente rompido quando, em 2026, entrarmos no Ano do Cavalo de Fogo, uma explosão de energia Yang e o domínio puro do elemento Fogo. Este é um dos signos mais dinâmicos do zodíaco chinês, impulsionando uma transformação eminentemente exterior.


A força do Cavalo de Fogo é exuberante, apaixonada e imparável, exigindo de nós maior movimento e nos impulsionando de forma mais rápida e consistente do que no ano anterior. Para o Horóscopo chinês, o Cavalo personifica os ideais de coragem, liberdade e possui uma visão ampla, manifestando-se como clareza e direção definidas. Astrologicamente, este ano será um chamado para a ação intencional no mundo, e podemos esperar por mudanças rápidas na vida prática, como viagens, mudança de residência ou a busca por uma carreira que reflita a força motriz e o desejo ardente de cada coração.


A natureza do Cavalo de Fogo energiza também questões ligadas à liderança e à inovação, tornando o ano excelente para lançar projetos ambiciosos e buscar reconhecimento, sem se deixar atropelar pela impulsividade e a impaciência, comuns ao signo do Cavalo e que podem levar ao esgotamento ou a conflitos nos relacionamentos. 2026 será especialmente auspicioso para todos aqueles dispostos a demonstrar coragem e direcionamento. Esse será um ano de viver a autenticidade e o "selvagem sagrado" que nos habita, com a possibilidade de novidades e movimentações empolgantes.


A transição entre o ano da Serpente e o do Cavalo sugere uma sinergia poderosa: a base sólida que foi construída durante um ano de introspecção, fornecerá para nós a força e o foco necessário para canalizar a intensidade e a velocidade do Cavalo em ações coerentes e alinhadas aos nossos mais belos propósitos.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page