O que são as casas astrológicas?
- Fernanda Bienhachewski

- 3 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
A Astrologia é um sistema simbólico que mapeia as energias e potenciais de um indivíduo através do Mapa Astral (ou Carta Natal). Dentro desse mapa, as Casas Astrológicas constituem um dos elementos estruturais, fornecendo o contexto espacial para a manifestação das energias planetárias e zodiacais. Enquanto os Planetas representam "o quê" (a energia ou função) e os Signos descrevem "o como" (a qualidade ou estilo), as 12 Casas representam "o onde" (em qual área da vida) em que essas energias se manifestam.
O Mapa Astral é um círculo de 360° dividido em doze seções (casas). Essa divisão é baseada no movimento de rotação da Terra e é determinada pelo horário e local de nascimento exatos do indivíduo. O ponto de partida é a cúspide da Primeira Casa, conhecida como Ascendente. O Ascendente é o signo do zodíaco que estava surgindo no horizonte no momento do nascimento, simbolizando a identidade pessoal e a forma como o indivíduo se apresenta ao mundo. A partir daí, as casas são numeradas sequencialmente no sentido anti-horário, abrangendo todas as esferas da existência humana, desde o eu interior até as interações sociais e a carreira pública.
1. Casas da Identidade e Recursos (Casas Pessoais - I a IV)
Casa 1 (Ascendente) - A Casa do Eu: A identidade pessoal, a autoimagem, a constituição física, a maneira como iniciamos as coisas (nossa motivação primária) e a primeira impressão que projetamos no mundo.
Casa 2: Tudo aquilo que sustenta o Eu — Os recursos pessoais, incluindo bens materiais, dinheiro, posses, talentos inatos, valores pessoais e o senso de autoestima e autovalorização.
Casa 3: O ambiente próximo (vizinhos, irmãos), o ambiente escolar e professores, os processos mentais, a comunicação verbal e escrita, o aprendizado básico e viagens curtas.
Casa 4 (Imum Coeli - IC): O fundo do Céu - O alicerce emocional, o lar, a família, a infância, as raízes psicológicas, os ancestrais, o pai e o fim da vida.
2. Casas da Criação e Serviço (Casas Sociais - V a VIII)
Casa 5: Conhecida como "Casa da boa fortuna" para a Astrologia Tradicional. Representa: prazer, romance, hobbies, criatividade, filhos, autoexpressão e a forma como nos divertimos e expressamos nossa alegria de viver.
Casa 6: A rotina diária, o ambiente de trabalho (serviço), os hábitos de saúde e o relacionamento com colegas e animais de estimação.
Casa 7 (Descendente - DC) - A Casa do Outro: Parcerias de compromisso, como casamento e sociedade de negócios, e as interações interpessoais, incluindo os inimigos declarados.
Casa 8: Aquilo que é do Outro — Como recursos compartilhados (dívidas, heranças, impostos), sexualidade, intimidade profunda e processos de morte física e simbólica, renascimento e transformação psicológica.
3. Casas da Expansão e Visão Pública (Casas Universais - IX a XII)
Casa 9: Conhecida como a "Casa de Deus", está ligada à busca por conhecimento superior, à educação universitária, a crenças religiosas, filosóficas, éticas e morais, a viagens de longa distância, ao exterior e à expansão da consciência.
Casa 10 (Meio do Céu - MC): O ponto mais alto do Mapa Astral. Representa a carreira, a vocação, a reputação pública, o status social, a ambição e o legado que buscamos deixar no mundo.
Casa 11: Conhecida como a "Casa do bom espírito", representa aquilo que sustenta a Casa 10 — As amizades, grupos sociais, contatos, clubes, comunidades, esperanças, desejos, planos futuros e a forma como contribuímos para o coletivo. Também fala sobre bênçãos, sorte e simboliza a mãe do consulente.
Casa 12: Conhecida como a "Casa do mau espírito" porque não faz aspecto com o ascendente. Representa o Inconsciente, o isolamento, a loucura, o karma, o autossacrifício, inimigos ocultos e a conexão com a espiritualidade e o transcendental.




Comentários