top of page

Arcano 6: Os Enamorados

  • Foto do escritor: Fernanda Bienhachewski
    Fernanda Bienhachewski
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jun.

No Tarô, o sexto arcano maior, Os Enamorados também conhecido como "Os amantes" ou "O Cupido" destaca-se como um símbolo do poder das escolhas, livre-arbítrio, desejos e discernimento. Mais do que apenas uma carta relacionada ao amor e aos relacionamentos, esta carta nos fala sobre a importância de tomar decisões assertivas em momentos de encruzilhada na vida. Essas decisões, muitas vezes, são difíceis pois tem implicações e consequências em nossa jornada.


Nos baralhos clássicos, como o de Marselha, a imagem mostra duas figuras diante de uma escolha, geralmente um homem entre duas mulheres com a figura do cupido lançando uma flecha logo acima dele. É o único arcano do Tarô que possui uma figura mitológica explícita. O Sol representado na carta está ofuscado pelo cupido, demonstrando que a verdade pode não estar clara, uma vez que o homem está agindo de acordo com os seus sentimentos e seu coração. Já no baralho Raider-Smith (imagem anexa) a cena retrata Adão e Eva com um anjo acima deles, simbolizando a intervenção na união divina. Independentemente da representação, o foco da carta é sempre a elocubração interna que precede uma importante tomada de decisão.


Quando Os Enamorados surgem em uma leitura, é um indicativo de que o consulente está diante de uma escolha crucial. Esta pode ser uma decisão amorosa, profissional, pessoal ou espiritual. A carta nos convida a ponderar cuidadosamente todas as opções, a ouvir tanto a razão quanto a intuição, e a reconhecer que cada escolha traz consigo suas próprias consequências. Não se trata apenas de optar por um caminho em detrimento de outro, mas de assumir a responsabilidade pelas ramificações que essa decisão irá gerar.


Mais do que apenas amor romântico, Os Enamorados também fala sobre a harmonia e o equilíbrio que buscamos em nossos relacionamentos. Pode indicar a necessidade de conciliar opostos, de integrar diferentes partes de nós mesmos ou de resolver conflitos internos ou com nossos parceiros. É uma carta que nos lembra da importância da comunicação, do comprometimento e da capacidade de fazer escolhas que estejam alinhadas com nossos valores mais profundos e com o nosso verdadeiro eu.


Esse arcano é um convite à reflexão, à ponderação e à autenticidade. Ele é a manifestação máxima da ação do nosso livre-arbítrio e da nossa liberdade pessoal. Essa carta nos lembra que a vida é repleta de escolhas, e que cada uma delas molda quem nos tornamos. Não existe caminho certo ou errado, a vida é feita de encruzilhadas e suas ramificações. Ao nos depararmos com esta carta, somos encorajados a enfrentar nossas decisões com consciência, a confiar em nossa sabedoria interior e a escolher o caminho que ressoe mais verdadeiramente com a nossa alma, construindo assim, um destino alinhado com nossos desejos e valores.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page