Arcano 14: A Temperança
- Fernanda Bienhachewski
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
O Arcano 14 do Tarô, a Temperança, traz mensagens de apaziguamento, moderação e conciliação, sendo o terceiro arcano cármico do Tarô e representa a "Lei do Tempo". Nessa carta há a visível e clara interferência do mundo espiritual.

A figura central da carta é geralmente um anjo com grandes asas abertas e os pés tocando o solo. É um anjo guardião que segura duas taças e transpassa a água entre elas. Esse ato é a principal analogia da carta: a mistura e o balanceamento de elementos duais, criando algo novo e harmonioso, através do qual, surge a integração desses elementos opostos.
Trata-se de uma alquimia, uma transmutação espiritual. As asas do anjo simbolizam a elevação espiritual e a transcendência, enquanto a água, elemento que flui entre as taças, é um símbolo do inconsciente, das emoções e dos sentimentos.
Esse arcano nos diz que as verdadeiras transformações são lentas e graduais e nada podemos fazer a não ser nos render aos mistérios do divino. Indica uma reconciliação da vida, um equilíbrio entre o mental e o emocional, um momento de trégua e adaptação necessário promovido por forças espirituais que estão além da nossa vã compreensão mundana.
Portanto, ao aparecer em uma leitura de Tarô ela pode sugerir atrasos ou suspensões mas também equilíbrio, harmonia, ponderação, necessidade de integração de opostos, autocontrole e reflexão na busca por uma paz interior. Nessas situações é essencial aceitar as limitações e compreender que o tempo de Deus muitas vezes não coincide com o tempo dos homens. Devemos, portanto, ter fé, resignação e paciência. Essa carta também traz energias voltadas a conciliação e ao equilíbrio, simbolizando a paz diante de situações turbulentas.
Dessa forma, a Temperança é uma poderosa representação da jornada interior em busca da totalidade. A carta nos ensina que a vida é um processo contínuo de adaptação e reajustes. A figura do anjo, que tem um pé na água e outro na terra, simboliza momentos onde precisamos acreditar no invisível, conectados a nossa espiritualidade. A Temperança é o ser angelical que através de sua virtude de alma encontra seu centro, aquele que entende que a verdadeira sabedoria reside na capacidade de misturar e temperar as diversas facetas da existência, criando uma vida de propósito, serenidade e plenitude.
Comentários