Quíron: o curador ferido
- Fernanda Bienhachewski
- 31 de mar.
- 1 min de leitura

Quíron é um asteroide entre Saturno e Urano descoberto em 1977. De acordo com a mitologia greco-romana, Quíron era um dos centauros imortais, um grande sábio, professor e curandeiro. Além disso, foi um mestre renomado de diversos heróis da época, como o famoso Hércules. Um dia, ele foi atingido por uma flecha envenenada. Impossibilitado de curar a própria ferida e sentindo muita dor, por ser imortal, Quíron foi destinado ao sofrimento eterno. Depois de muito sofrer, ele finalmente desiste de sua imortalidade e dá um fim ao seu tormento, trocando de lugar com o acorrentado Prometeu, prisioneiro de Zeus. Ao escolher ser levado ao mundo subterrâneo de Hades (ou mundo dos mortos), Zeus sentiu misericórdia dele e o elevou aos céus, fazendo uma homenagem à sua história e legado.
Na Astrologia, Quíron simboliza nossas dores e nossos grandes traumas. No entanto, paradoxalmente, quando você aceita sua “ferida incurável”, você também tem o potencial de curar os outros que sofrem do mesmo mal. Quíron é a chave para a sabedoria e para o dom da cura e nos lembra que nossas maiores fraquezas podem se transformar em nossas maiores fontes de força e compaixão.
No Mapa Astral a casa astrológica e o signo onde está Quíron nos dão dicas de qual é nosso maior sofrimento e em qual área da vida se deu nossa grande ferida incurável e nos aponta como podemos transmutar isso para acolher e auxiliar os outros.
Comments