Arcano 17: A Estrela
- Fernanda Bienhachewski

- 7 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2025
Considerado um dos arcanos mais luminosos e positivos do Tarô, a Estrela traz uma mensagem de esperança, confiança e fé depois das rupturas previstas pela carta anterior, a Torre (Arcano 16). A Estrela é uma metáfora a um estado de bem-aventurança, sorte e confiança no destino.

Na imagem central da carta, observamos uma figura feminina nua à beira de um lago. Sua nudez representa pureza, liberdade, conexão com a alma. Ela está em total sintonia com a natureza e consigo mesma, em um momento de aceitação, serenidade e paz.
Ajoelhada em reverência ao belíssimo cenário, a mulher possui dois jarros (símbolo do coração) de água em suas mãos, o que representa que os sentimentos estão sendo liberados e a mulher está confiante no fluxo natural da vida.
Ela está tranquila e humildemente têm fé em um futuro melhor. Enquanto derrama a água de um dos jarros na terra (representando a nutrição do solo e à semeadura de um novo futuro) o outro é direcionado ao leito do rio simbolizando o esvaziamento de toda e qualquer emoção passada. Todos os sentimentos se renovam. Seu coração está pronto para uma nova etapa, mais alinhada à sua essência. Nessa carta há a conexão entre o céu e a terra, algo que denota equilíbrio e harmonia. Nesse ato de doação, a mulher demonstra sua interconexão com o meio ambiente e ressalta a importância de permitir que os sentimentos e as energias fluam livremente.
No céu, uma grande estrela de oito pontas brilha, rodeada por outras sete estrelas menores. A estrela principal simboliza a esperança, o farol que guia o caminho e nos conecta com os anseios da alma. As sete estrelas menores podem ser interpretadas como os sete planetas clássicos da Astrologia ou as sete virtudes, uma vez que o número sete representa a espiritualidade, a introspecção, a sabedoria e a busca pela verdade através do autoconhecimento. A estrela principal é a luz que ilumina a trajetória da alma, lembrando-nos de que, mesmo depois de momentos sombrios e sofridos, uma renovação com esperança sempre é possível. Ao fundo, um pássaro, pousado em um arbusto, simboliza a imortalidade do espírito.
A carta da Estrela, nos fala da libertação do passado e um retorno à paz interior. É um arcano que traz uma ideia de um novo começo, de esperança e cura. Ela representa a fase de restauração da alma, onde a fé é renovada e a pessoa se sente profundamente conectada ao Universo. A Estrela é uma carta de profundo otimismo e conexão cósmica. Ela nos convida a confiar no processo, a ter fé no futuro e a nos reconectar com nossa essência.
Após o caos e a destruição da Torre, ela nos oferece um momento de tranquilidade e clareza, nos lembrando que a cura acontece quando nos permitimos ser vulneráveis e nos rendemos ao divino. É um lembrete para olharmos para dentro, nos libertar de padrões socioculturais limitantes e nutrirmos nossa alma, permitindo que a esperança e uma fé inabalável nos orientem.



Comentários