top of page

Arcano 12: O Pendurado

  • Foto do escritor: Fernanda Bienhachewski
    Fernanda Bienhachewski
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura


A carta do Pendurado, arcano maior número 12 do Tarô, nos apresenta a imagem de um homem suspenso de cabeça para baixo por um dos pés, geralmente preso a uma árvore. O termo Pendu em francês antigamente sinalizava todos que eram condenados à morte, seja por intermédio da guilhotina, forca ou afogamento. Apesar da situação, sua expressão facial é serena, sugerindo que apesar da condenação, o homem se mantem calmo e em equilíbrio e a auréola em volta de sua cabeça indica que ele está em contato com algo maior ou com uma noção de força divina.

Esta carta não representa necessariamente dor física ou punição, mas sim um período de suspensão, sacrifício voluntário e uma mudança necessária e radical de perspectiva. O Pendurado nos convida a pausar nossas atividades e olhar para as situações sob um novo ângulo, muitas vezes exigindo que abramos mão de velhas crenças, confortos e do próprio passado. Tudo isso ocorre em prol de um bem maior ou de um entendimento mais profundo.

No cerne do seu significado está a ideia de sacrifício como uma entrega consciente, diante da suspensão e do bloqueio de suas ações. A postura invertida do homem simboliza a necessidade de uma inversão da nossa maneira habitual de ver o mundo, forçando-nos a considerar outras perspectivas e a abandonar pontos de vista fixos e limitantes. Este período de "estar pendurado" é um tempo de introspecção, de reavaliação e, por vezes, de espera paciente para que as coisas se revelem de uma nova maneira.

Em leituras de Tarô, o Pendurado frequentemente indica um momento em que a ação direta não é possível. Em vez disso, sugere a necessidade de contemplação, de aceitação de uma situação presente, de se desligar de antigos pontos de vista. Pode apontar para a sensação de estar preso ou limitado, mas também ressalta que essa limitação pode ser autoimposta ou necessária para um crescimento futuro. A chave reside em encontrar o valor na pausa e na nova visão que essa perspectiva invertida pode proporcionar.

A carta do Pendurado é um poderoso lembrete de que, por vezes, é preciso parar, mudar nosso ponto de vista e até mesmo fazer sacrifícios para alcançar uma compreensão mais profunda e um progresso significativo em nossas vidas. Não é um símbolo de derrota, mas sim, de uma entrega consciente ao fluxo da vida, confiando que a suspensão temporária trará clareza e uma nova direção quando for o momento certo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page